Programa VitalSport

vitalsport

Este é um programa de alto rendimento que ouve o corpo do atleta e responde às exigências da alta competição.

A saúde do atleta é o bem mais importante de uma equipa!

O bem estar do atleta que faz parte de uma equipa é fundamental para que a sua integração possa contribuir para a eficácia do grupo. No desporto individual, para levar o seu corpo ao limite é igualmente essencial que todo o seu organismo esteja equilibrado. O respeito e equilíbrio pela bioquímica individual afecta positivamente a estrutura física e a mental, previne lesões e aumenta a disponibilidade para treinos mais completos e competições de sucesso.

Este é o programa desenvolvido para aumentar a vitalidade, a energia a performance do atleta. Numa primeira fase, analisando o atleta; numa segunda fase, diminuindo os factores de risco e os factores agravantes de situações individuais e numa terceira fase, apoiando o atleta com terapias e aprendizagens que lhe permitam estar no seu melhor.

Melhorando os pilares que influenciam o alto rendimento (nutrição, sono, stress, hidratação, suplementação, etc.) além do exercício, pretendemos que o atleta consiga tomar as melhores decisões para a sua saúde e performance de forma autónoma e confiante, sem hesitar perante mitos e desafios. O Coaching de Nutrição Avançado no desporto permite desenvolver um programa que corresponde com as necessidades físicas e as motivações de cada nível de competição, permitindo em qualquer situação levar o corpo a outro nível. Dentro do tópico da nutrição, abordamos:

  • A alimentação nas fases pré, durante e pós treino/competição.
  • A alimentação e o metabolismo.
  • A alimentação anti inflamatória.
  • A nutrição e a sua relação com a força, resistência, velocidade, alerta mental e recuperação.
  • A alimentação e a prevenção de lesões.
  • Os alimentos e a sua relação com a optimização do tecido muscular e do sistema hormonal.
  • Os suplementos alimentares.

Este programa visa um profundo acompanhamento do atleta, com análises progressivas e reorientações que oferecem a adaptação e estabilização do meio interno às necessidades físicas e psicológicas. Está repartido em diferentes fases:

(1) Testes iniciais e interpretação.

Os testes iniciais incluem análise ao ambiente interno, grau de stress oxidativo, carências de vitaminas e minerais, energia vital, resistência imunitária, estado dos orgãos principais e a sua capacidade de adaptação ao estilo de vida do atleta, variação do ritmo cardíaco VitaloCARDIO, intolerâncias alimentares VitaloNUTRI , alimentos recomendados pela bioquímica individual BALANCE 5, condição dos tecidos, avaliação dentária vitaloDENT, avaliação do metabolismo e sistema endócrino, padrão de sono e outras informações. É importante conhecer os factores que sensibilizam o atleta de modo a reduzir o risco de lesão, aumentar a vitalidade, a produção de energia e bem-estar.

Algumas das áreas importantes analisadas com o VitaloMED : Estado energético dos meridianos do corpo e a sua relação com fungos, vírus, bactérias, parasitas, toxinas e PH, geopatia e electrosmog, cicatrizes, dentição, psicológico e emoções, núcleos cerebrais, miasmas, hormonas, neurotransmissores, vitaminas, minerais, aminoácidos, matrix (tecido celular), necessidades básicas, alergias, sistema imunitário e sistema nervoso autónomo.

(2) Intervenção com estratégias de recuperação e prevenção dos factores de risco, acompanhamento e a reavaliação intermédia. Desenvolvimento de um plano individual.

O acompanhamento e as reavaliações intermédias são feitas ao longo de três meses. Através do Coaching de Nutrição Avançada no Desporto, o atleta é acompanhado de forma individual para que consiga de facto implementar um estilo de vida e de alimentação adequado à sua modalidade, assim como adquirir o conhecimento e autonomia de compreender o seu corpo e tomar as melhores decisões em qualquer adversidade.

Em conjunto com o seu plano individual, o atleta terá um controlo da qualidade de sono e do ritmo de atividade diária. Caso seja necessário, serão aplicadas terapêuticas adequadas às necessidades

(3) Nova avaliação à semelhança dos testes iniciais que permitirá estabelecer metas para o próximo trimestre.

A cada trimestre são traçados novos objectivos para a próxima fase, sempre com o objectivo de melhorar o potencial e a performance do atleta.

Numa época em que todos os detalhes contam! Decorrem diariamente avanços em novos equipamentos, novos suplementos, novos materiais … mas não se esqueça que o «equipamento» mais importante do atleta é o seu próprio corpo, é aqui que começam todos os detalhes! Todas as nossas células são compostas por aquilo que comemos!
Este é o único programa em Portugal realizado para as necessidades individuais dos atletas de alta competição.

Testemunhos:

«Consegui melhor a minha energia, a minha vitalidade. Neste momento consigo treinar de forma mais eficaz, sem quebras e os resultados notam-se em competição. » Atleta Profissional de Ciclismo

«Nunca pensei que tantos pequenos detalhes, podiam realmente fazer a diferença. Consegui aprender novas estratégias que sigo dentro e fora do clube, ao longo dos 90 dias consegui aprender muito sobre o meu corpo e resolver problemas que nunca tinha tido a oportunidade de compreender. Obrigado Mónica pelo apoio e por estares sempre ao meu lado com as respostas.» – Atleta profissional de Futebol

«Na minha área onde o peso é importante, e qualquer alteração pode ser desastrosa aprendi as medidas que devo sempre tomar para que isso não aconteça. Conhecer a minha parte genética e perceber que tinha tantos obstáculos internos que inconscientemente lutavam contra mim, o plano da Mónica fez-me voltar a ter a energia que preciso, consegui mais concentração, mais foco, mais força … muito bom!» – Atleta em Artes Marciais

«Muito menos lesões, uma recuperação impensável! Não sei nem como agradecer, foi a melhor coisa que me aconteceu, óptima experiência, recomendo sempre. » – Atleta Profissional de Futebol

« Comia de forma péssima, não dormia bem … e exigia do meu corpo o máximo. Aumentei a minha força, a minha resistência, os tempos melhoraram de forma brutal. A nutrição é realmente fundamental, além de que os testes MED são extraordinários. A Mónica foi incansável e a seu profissionalismo é brilhante!» – Atleta Profissional de Natação

Todos os atleta profissionais são desafiados diariamente para estar ao seu mais alto nível … sempre acima daqueles com quem compete! Estar preparado  física e mentalmente é fundamental para atingir os resultados desejados e para ter uma carreira longa e com muitos sucessos.