VitaloCARDIO (HRV) – Atletas

vital

Todos os atletas querem naturalmente aumentar a qualidade e intensidade dos seus treinos, mas muitas vezes isso pode levar a níveis elevados de fadiga, lesões ou até doenças. Estes problemas podem ser evitados quando associado a uma boa nutrição e hidratação,  existe a vigilância da variação do ritmo cardíaco.  Atualmente em alta competição a utilização destes testes ajudam a manter a fadiga dos atletas e o stress fisiológico controlados, por parte das equipas médicas.  

O VitaloCARDIO é um teste HRV e analisa a saúde do seu sistema nervoso autónomo. O sistema nervoso autónomo é divido em duas partes essenciais, o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Em termos desportivos, o sistema nervoso simpático é um acelerador, é responsável por aumentar o seu ritmo cardíaco, a pressão arterial, aumentar a força muscular entre outras funções do organismo necessárias na corrida ou movimento. Ao contrário, o sistema nervoso parassimpático, é comparado a um travão, é responsável pela manutenção, tratamento, recuperação do organismo, relaxamento dos músculos, abrandamento do ritmo cardíaco e baixa da pressão sanguínea. Também é fundamental para estimular o intestino para a digestão/absorção.

O stress e os seus efeitos a longo prazo

Um organismo em stress está em permanente tensão, os músculos estão tensos e sob constante risco de lesão. Contudo, também os órgãos internos podem ser danificados, especialmente o sistema imunitário. Estes problemas ocorrem então ao nível celular e hormonal, afectando a produção de energia biológica e o funcionamento hormonal (adrenalina, cortisol, insulina e hormonas do crescimento).

Em stress fisiológico existe um desequilibro entre estas duas partes fundamentais do organismo, que normalmente ocorre por uma hiper ou hipo função de um dos lados, que derivam em consequências negativas ao nível da capacidade de resistência física do atleta. Para o atleta os testes de variação do ritmo cardíaco são fundamentais para maximizar a qualidade dos seus treinos, porque ajuda na compreensão  de conceitos como intensidade/capacidade/adaptabilidade e recuperação,  e deste modo obter melhores resultados na sua performance.

À semelhança do treino e da dedicação física, a recuperação é uma componente vital para a evolução. A nutrição, o sono e o controlo do stress  são factores que melhoram a variação do ritmo cardíaco, tanto como o desenvolvimento das capacidades aeróbicas e anaeróbicas.


O VitaloCardio é um equipamento baseado num dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, ou seja, a importância do sistema nervoso autónomo para a saúde.  Aliás, o batimento cardíaco é um excelente indicador do ambiente interno do organismo.

Como é realizado o teste?

É uma mediação específica que inclui um ECG , onde os eletrodos são colocados nas extremidades superiores e inferiores. Alguns parâmetros analisados: pulsação, variação do ritmo cardíaco, index de stress, arritmias, sistema nervoso parassimpático, sistema nervoso simpático, tónus vascular, etc.

Os valores do ECG são transferidos para um gráfico de consulta:

EKG

 

Com o VitaloCARDIO o atleta e a equipa médica compreende:

  • O processo de regeneração e recuperação do seu organismo.
  • A capacidade (suficiente/insuficiente) na produção da sua energia vital.
  • Reacção do seu corpo ao stress (químico, físico ou psicológico). Como se adapta? Como reage? De que forma afecta as suas hormonas, sistema imunitário e sistema cardiovascular?
  • Problemas relacionados com a produção de energia.
  • Estado das funções responsáveis pela imunidade do organismo.
  • Prevenção do síndrome de burnout.

 

Preço: pedir informações, preço variável mediante o número de medições.