Medicina Tradicional Chinesa

Uma parceria com

Dra. Ana José

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Formada pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC). Colabora com a ESMTC como parte integrante da equipa de Ginecologia desde 2015.  É membro nº 562 da APAMTC (Associação Profissional de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa)

 A Medicina Tradicional Chinesa é uma disciplina que trata da fisiologia e patologia humanas, do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. A MTC dispõe de um sistema teórico integrado específico, com uma história de vários milhares de anos e rica em experiência clínica.
 

A MTC caracteriza-se sobretudo pela sua interpretação própria das funções fisiológicas e alterações patológicas do corpo humano, pelas suas técnicas de diagnóstico específicas e pelos seus princípios terapêuticos próprios. Por exemplo, a MTC considera o corpo como um todo integral, estreitamente interligado pelos órgãos Zang-Fu, canais e colaterais, e mantendo estreitos laços com o mundo exterior.

No combate contra as doenças, a MTC confere grande importância à prevenção e ao tratamento preventivo das patologias, tendo realçado os princípios de “no tratamento procurar as causas primárias da doença” e do “tratamento de acordo com a constituição física do indivíduo e com as condições sazonais e locais”.

A MTC refere-se a uma visão geral do próprio corpo como um todo integral e à inter-relação entre o homem e a natureza. O corpo humano é composto duma variedade de tecidos e órgãos, cada um realizando uma função particular, a qual, por sua vez, é uma parte componente das actividades vitais de todo o corpo.

 
Ao marcar uma consulta de Medicina Tradicional Chinesa, será efectuado um diagnóstico referente ao seu problema de saúde e, a partir daí, será esboçado um plano de tratamentos personalizado  com integração de várias técnicas de medicina tradicional chinesa: ventosas, acupunctura, fórmulas de plantas medicinais (Fitoterapia) e massagem Tui Na. Por último, e se tal for necessário, receberá ainda recomendações de dietética tradicional chinesa, de prática pessoal de exercícios energéticos (Chi Kung) e conselhos de saúde relativos a hábitos e modo de vida. Em Medicina Chinesa, tanto o especialista como o paciente participam no tratamento, o praticante com a sua experiência e competência profissional e o paciente ao tomar conta de aspectos do seu dia-a-dia para alcançar uma vida saudável.
 

Benefícios da Medicina Tradicional Chinesa:

  • Trata dores de cabeça
  • Minimiza sintomas de depressão, ansiedade e stress
  • Evita e minimiza sintomas de alergias (sinusite, asma)
  • Minimiza sintomas da Menopausa
  • Auxilia numa rápida recuperação de AVC
  • Melhora a circulação
  • Contribui para o fortalecimento do sistema imunitário
  • Alivia dores de coluna (dor ciática, entre outras)

Informações:

  • Marcações: 938206236
  • Horários: Segunda-feira das 15h às 18h e Quinta-feira das 9 às 13h.
  • Não se aceitam pagamentos por cartão multibanco.